O momento do Brasil

Está no ar para quem quiser ver, os criativos estão em busca das raízes brasileiras. E aqui vamos falar mais especificamente do mundo da arquitetura e design. E essa bandeira não é tão nova assim: a Semana Moderna de 1922 já sinalizava essa sede pela cultura do país.

O Brasil é de uma riqueza cultural múltipla! Expressa nos casarios portugueses, na culinária e no seu viver, já veio altamente mixada com influências árabes. Portugal era rota de navios que transitavam entre Oriente e Ocidente e seus povos ali imprimiam suas marcas aqui percebidas em fachadas, plantas arquitetônicas, na nossa língua e na nossa culinária.

Cá no Brasil, a já misturada cultura portuguesa funde-se com a indígena, carregadíssima de símbolos e um modo de vida absolutamente sustentável, e com a cultura africana dos escravos.

Essa mistura inicial, vamos assim chamá-la, é uma das vertentes que nos chama a atenção. E aqui queremos adentrar para produzir um design consciente, brasileiro, sem cópias estrangeiras distorcidas e que aqui não nos cabem. A atmosfera está carregada com essas referências e com essa reflexão, seja na literatura brasileiro, na arquitetura contemporânea dos grandes mestres, nos objetos e mobiliários de designers nacionais.

Somos os índios, os negros, os europeus, os asiáticos: todos juntos. Somos o sertão, o litoral, a floresta. E a gente mal percebe, mas essa influência está no nosso dia a dia e dentro das nossas casas e dos nossos negócios. É nessa narrativa que queremos mergulhar.